PARABÉNS COMERCIÁRIOS

Para compreendermos a origem do Dia do Comerciário, precisamos voltar para o início do século XX. Naquela época, as condições de trabalho para os comerciantes eram completamente abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos.

Os comerciantes neste período, não aguentavam mais as ameaças e o sistema de quase escravidão a que eram submetidos. Começaram a criar pequenos grupos e associações de apoio, que acabariam por se tornar os atuais Sindicatos de Trabalhadores.

No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 5 mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete).

Os manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes.

A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo esta data reconhecida pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário.

Esta conquista foi graças aos comerciários da época que lutaram e conseguiram ter seus direitos reconhecidos pelo então Presidente Getúlio Vargas.

Portanto trabalhadores comerciários deste País, prestigiem seus sindicatos, associando e fortalecendo-os, pois só assim seus direitos serão mantidos, haja vista que os últimos governos criaram leis para retirar direitos conquistados.

PARABÉNS COMERCIÁRIOS DE TODO O PAÍS, ESPECIALMENTE OS COMERCIÁRIOS DA CATEGORIA DOS EMPREGADOS DE FARMÁCIA. – José Meireles Candido da Rosa – Presidente do SINPRAFARMA São José dos Campos.